Green Book – O Guia
“Green Book – O Guia”- “Green Book”, Estados Unidos, 2018
Direção: Peter Farrely
O que é o “Green Book”? É um guia que servia para indicar, no início dos anos 60, os hotéis e restaurantes que aceitavam negros como hóspedes e clientes, no sul dos Estados Unidos. O preconceito racial era enorme e ainda existe, infelizmente, como vimos no filme “Infiltrado no Klan” de Spike Lee.
Viggo Mortensen, depois de engordar muitos quilos, interpreta um daqueles italianos rudes e temperamentais de Nova York que trabalha como garçom e segurança numa das mais famosas boates da época, o Copacabana. O filme começa lá, numa noite de sábado. O “crooner” é Bobby Ridell e a clientela é tradicional, com homens de gravata e mulheres com estolas de vison e muito laquê nos cabelos penteados em coques.
Quando começa uma briga, o segurança italiano arrasta para fora um homem bêbado. Era o seu trabalho.
Mas quando o Copacabana fecha para uma reforma, Tony Lip fica desempregado. Como vai sustentar a família? A mulher dele (Linda Cardellini) se preocupa com os dois filhos do casal.
É nesse momento que entra em cena Mahershala Ali que faz um músico negro erudito, que toca jazz no piano, e que mora num apartamento em cima do Carnegie Hall, lugar onde se apresentam os maiores talentos do mundo.
O fato é que Don Shirley precisava de um motorista que também fosse seu assistente e segurança, porque iria começar uma turnê pelo sul dos Estados Unidos
“Green Book” diverte, faz rir e chorar mas também reflete sobre o preconceito. Porque se Tony Lip era preconceituoso, Don Shirley também era, em relação aos de sua cor, sem saber, como depois fica claro nessa viagem com o italiano. Os dois vão sair modificados depois dessa convivência. E da melhor maneira possível.
O filme, que conta uma história real, é dirigido por Peter Farrely e tem roteiro do próprio diretor, Nick Vallelonga (filho do real Tony Lip) e Brian Hayes Currie.
“Green Book – O Guia” é um filme sem grandes pretensões mas excelentes atuações. Viggo Mortensen e Mahershala Ali estão em todas as listas de indicados a melhor ator e coadjuvante, inclusive no Oscar.
Já levou o Globo de Ouro de melhor filme comédia. E certamente ganhará outros prêmios porque é um formidável representante do que os americanos chamam de “feel good movie” ou seja, aquele que faz você sair do cinema com um sorriso no rosto.
Adorei! Principalmente o ‘feel good movie’, é exatamente isso que ele é!! E tem pretensões, sim!!
Homerix querido,
Tem razão. Se não tivesse pretensões não ganhava o Oscar de melhor filme. Bjs
0 Comentários
Minha Sinopse
Nasci em São Paulo, Capital. Sou a primeira filha de sete irmãos nascidos de Yvette e Octavio Pereira de Almeida, casada com Ivo Rosset. Estudei Psicologia na PUC de SP e Direito no Mackenzie. Sou psicanalista, membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de SP. Atendo em meu consultório há mais de 30 anos. Sempre adorei cinema, desde as sessões Tom e Jerry, passando pelo Cine Bijou até o saudoso Belas Artes. Meus filmes preferidos: “Morte em Veneza” de Visconti e “Asas do Desejo” de Wim Wenders.
Buscar no blog
Curtas
“Eu e Você – Io e Te” de Bernardo Bertolucci – Lorenzo (Jacopo Olmi Antinori), um adolescente problemático, ao in
Leia mais“Malévola – Maleficent”, com Angelina Jolie – Quem perdeu esse filmão no cinema, agora pode comprá-lo a partir d
Leia mais“A Culpa é das Estrelas – The Fault in Our Stars” é o filme adaptado do best-seller de John Green – Esse filme ta
Leia maisComentados Em cartaz
Arquivo